Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa na manhã desta quinta-feira (12) por um procedimento médico para evitar um novo sangramento na cabeça.
O procedimento teve início às 7h25, segundo a assessoria da Presidência da República. A expecativa dos médicos é que dure cerca de uma hora.
A técnica não é considerada uma cirurgia, mas um “procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média)” e não vai influenciar na previsão de alta da UTI, que deve ser nesta quinta. A intervenção faz parte do protocolo pós-cirúrgico.
O petista, que tem 79 anos, fez uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça – ainda em decorrência da queda que sofreu no banheiro de casa em outubro.
O médico do presidente, Roberto Kalil, afirmou na quarta que o novo procedimento já estava sendo discutido pela equipe. Trata-se de uma intervenção considerada de baixo risco, relativamente simples, afirmou Kalil.
Já estava sendo discutido como complemento. Esse tipo de embolização é um tipo de cateterismo. Ele vai embolizar a artéria meníngea porque, quando você drena o hematoma, existe uma pequena possibilidade de, no futuro, as pequenas artérias da meninge ainda causarem um pequeno sangramento, disse Roberto Kalil.
Segundo o médico, “esse procedimento tem o objetivo de evitar um possível novo sangramento”.
“Embora a chance já fosse pequena, por conta da drenagem, a probabilidade de ocorrer um novo sangramento foi ainda mais reduzida com esse procedimento. A evolução favorável foi o que permitiu a realização desse procedimento, que, embora delicado, teve uma evolução muito boa, e o estado geral do presidente está ótimo”, destacou.
Com informações do G1