Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Você já conferiu seu título de eleitor? Para saber se está em dia com a justiça eleitoral e participar das eleições de outubro, o brasileiro tem até o dia 04 de maio para regularizar sua documentação. O prazo é o mesmo para quem vai tirar o título pela primeira vez. O Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, contabiliza que cerca de 850 mil jovens entre 15 e 18 anos já tiraram o título neste ano. Gabriela Keiko, de 16 anos, está entre eles.
A jovem fez todo o processo de forma digital e conta como foi: “O processo foi feito via internet e foi super tranquilo. Para poder completar esse processo, é necessário apenas colocar as informações pessoais, uma foto de identificação e uma foto de rosto. Já em relação a biometria, não encontrei muita todo o processo, mas pelo que pesquisei esse ano não será necessário por conta da pandemia.”
Para quem tem entre 18 e 70 anos, o voto é obrigatório. Pessoas com menos de 18 anos e com mais de 70 podem escolher se votam ou não, sem a necessidade de justificar a ausência. Se não votar, o cidadão precisa preencher um formulário de justificativa para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Se a pessoa não fez nenhum dos dois nas últimas eleições, precisa pagar uma multa. Caso a pessoa tenha pendências, além da impossibilidade de exercer o direito ao voto, fica impedida de tomar posse em concursos públicos. É o que explica o Juiz Federal, auxiliar da Presidência do TSE, Sandro Nunes Vieira.
“Eu cito esses dois exemplos que fazem parte do dia a dia da vida dos brasileiros e que a falta às eleições pode acarretar prejuízos então para outras áreas, pra outras esferas da vida”, disse o Juiz Federal, auxiliar da Presidência do TSE, Sandro Nunes Vieira.
As eleições deste ano ocorrem no dia 2 de outubro. Serão eleitos candidatos para os cargos de presidente, governadores, deputados federais, deputados estaduais (ou distritais, no caso do DF) e um senador por estado.